Edição 2007

Locais: Rio de Janeiro e São Paulo

Convidados: Alex Reuben (Reino Unido), Alexandre Veras (Ceará), Andre Semenza (Rio de Janeiro), Andrea Bardawil (Ceará), Daniel Miracle (Espanha), Fabiano Canosa (Rio de Janeiro/EUA), Fernando Cocchiarale (Rio de Janeiro), Ivana Bentes (Rio de Janeiro),  Marcus Moraes (Rio de Janeiro), Silvina Sperling (Argentina), Tamara Cubas (Uruguai).
Atividades: MIV + diálogos + Livro + Edital de produção para celulares + Fórum Latino-Americano de Videodança + Lançamento de DVD

Em 2007, quinta edição do festival, incluiu uma convocatória de vídeos para a realização da MIV – Mostra Internacional de Videodança, cuja seleção exibiu 229 obras nacionais e internacionais, que somaram quase 500 horas de exibição. A programação do festival contou com o lançamento do livro trilíngue “dança em foco – Videodança”, segundo volume da série dança em foco; além de mesa-redonda, palestras, oficinas e minicursos. As atividades contaram com a participação de importantes convidados nacionais e internacionais ligados à dança, ao cinema/vídeo e à arte contemporânea: Alex Reuben, Daniel Miracle, Alexandre Veras e Andrea Bardawil, Andre Semenza, Marcus Moraes, Ivana Bentes, Fernando Cocchiarale e Fabiano Canosa, além de Silvina Szperling e Tamara Cubas, que participaram da edição paulista do evento, realizada pelo segundo ano consecutivo no SESC Vila Mariana simultaneamente à edição carioca.

Complementando as ações do projeto, o dança em foco lançou um edital de produção para obras concebidas especificamente para o telefone celular (duração de 1 minuto), usado aqui como uma verdadeira plataforma de difusão da videodança. O resultado da produção desse edital foi apresentado durante a MIV.

Nesse mesmo ano, paralelamente às atividades do evento, o dança em foco acolheu também o II Encontro do Fórum Latino-Americano de Videodança, que contou, além dos convidados nacionais, com a participação de diretores de festivais da Argentina, Chile, México, Paraguai e Uruguai. E ainda, em parceria com o CVM – Circuito Mercosul de Videodança, o festival lançou a segunda compilação de videodança e um intercâmbio de residências reunindo obras e profissionais do Brasil, Uruguai e Argentina, apoiado pelo Instituto Cervantes.

Programação 2007

Translate*