Edição 2008

Locais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Salvador, Manaus e Teresina

Convidados: Alexandre Veras (Ceará), Andréa Bardawil (Ceará), Luis Cerveró (Espanha), Marcus Moraes (Rio de Janeiro), Nirvana Marinho (São Paulo), Octavio Iturve (México), Philippe Barcinski (São Paulo), Rita Tatiana Cavassana (São Paulo)  Sônia Sobral (São Paulo), Tomas Aragay e Sófia Acencio (Catalunha/Espanha).
Atividades: MIV + Diálogos + Oficinas + Minicurso + Livro

A sexta edição do dança em foco foi realizada no Rio de Janeiro entre os dias 7 de agosto e 2 de setembro de 2008; foram quatro semanas de atividades intensas no Oi Futuro, no Flamengo, e no Espaço SESC, em Copacabana.

Foi publicado o livro “dança em foco – Entre Imagem e Movimento” que, além de ensaios de pesquisadores, contém a relação de sites do mundo todo para referência e pesquisa, com links.

As exibições da MIV – Mostra Internacional de Videodança, em agosto, contaram com 486 horas de vídeos de 25 países, e foram realizadas simultaneamente em três espaços que interagiram ocupando todo o quarto piso do Oi Futuro. A programação incluiu exibições especiais com debates e comentários, que contaram com a presença de diretores, produtores e curadores internacionais convidados que conversaram com o público sobre seus trabalhos mostrados na MIV. No programa “Diálogos” houve uma palestra do Diretor de Videoclipes Luis Cerveró; e uma Mesa Redonda cujo tema foi ”Entre o Palco e a Tela”, com a presença de Octavio Iturbe, Marcus Moraes e dos diretores do festival, Paulo Caldas e Eduardo Bonito, discutindo os caminhos atuais da videodança.

No Espaço SESC, foram oferecidas as atividades de caráter educativo, como, a oficina “A edição do movimento”, com Octavio Iturbe e o minicurso prático com Tomas Aragay e Sófia Acencio – Sociedad Doctor Alonso. E ainda, pelo terceiro ano a mostra especial intitulada “Trajetórias”, com a apresentação de filmes do Acervo Mariposa, acompanhada de uma conversa com sua diretora Nirvana Marinho e sua colaboradora Rita Tatiana Cavassana; e mais duas palestras: uma com o diretor de filmes Philippe Barcinski, apresentando seu trabalho; outra com Tomas Aragay e Sófia Acencio, expondo seu trabalho On Bodies or it was… como resultado da sua residência brasileira.

Pelo terceiro ano consecutivo foi apresentada, ao longo de duas semanas, paralelamente à programação do Rio, a versão do dança em foco no SESC São Paulo, desta vez na unidade Pinheiros. O festival exibiu sua MIV e realizou uma série de ações formativas: duas oficinas – com Andréa Bardawil e Alexandre Veras, e outra com Octavio Iturbe; palestra com Luis Cerveró; masterclass com Octavio Iturbe; e mesa redonda com Sônia Sobral (SP), Octavio Iturbe e o diretor, Paulo Caldas. A mostra também ficou em exposição no Centro Cultural São Paulo – CCSP.

A grande novidade do ano foi a promoção, por meio de edital da Caixa Econômica Federal, para a realização de módulos do dança em foco – com palestra, mesa redonda e MIV, em Belém, Salvador, Manaus e Teresina.

Programação 2008

Translate*