Edição 2010

Locais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Goiânia, Porto Alegre e Teresina

Convidados: Billy Cowie (Reino Unido), BijaRi (São Paulo), Dainara Toffoli (São Paulo), Liz Aggiss (Reino Unido), Luiz Fernando Bongiovanni (São Paulo), Jorge Garcia (São Paulo), Tatiana Devos Gentile (Rio de Janeiro), Thierry de Mey (Bélgica).
Atividades: MIV + Diálogos +MasterClass + Oficinas + Espetáculo + Editais para produção de novos videodanças

A edição carioca do dança em foco de 2010 foi muito intensa. Pela primeira vez o evento contou com o patrocínio da Petrobras. Com isso, o festival diversificou seu público de espectadores e participantes e, em conjunto com o Espaço SESC – apoiador pelo oitavo ano consecutivo, ampliou sua difusão por meio de palestras e oficinas.

A MIV – Mostra Internacional de Videodança foi exibida, juntamente com uma instalação em 3D, em três contêineres espalhados pela cidade, em frente aos quais foram apresentadas três performances da videoartista Tatiana Devos Gentile.  Pela primeira vez o festival apresentou um espetáculo multimídia do compositor e videomaker belga Thierry De Mey, que também realizou uma masterclass. O videomaker Billy Cowie e a performer Liz Aggiss, ministraram uma oficina e participaram de uma masterclass.

Graças ao apoio da Petrobras, foram lançados dois editais nacionais para apoio à produção: um para vídeos de 1 minuto, feitos através de celulares, e outro de roteiros para vídeos de 5 minutos, com 9 prêmios em dinheiro para auxílio para produção.

E pelo quinto ano consecutivo, realizamos a versão do dança em foco no SESC São Paulo, nas unidades SESC Pinheiros, com a MIV, duas oficinas ”Dança/Vídeo/Som”, com Billy Cowie e Liz Aggiss, e também foram realizados os “Diálogos”, com a participação de artistas ligados ao cinema/vídeo e à dança: Dainara Toffoli, Jorge Garcia, BijaRi e Luiz Fernando Bongiovanni. Já no SESC Santana, tivemos, com Thierry De Mey, a oficina “Interpretação e Interatividade: o movimento como música”, e também a apresentação de seu espetáculo multimídia “Light Music”.

Neste ano contamos com a renovação da parceira, por meio de edital, da Caixa Econômica Federal para a realização de módulos do dança em foco, com palestra, mesa redonda, oficina e MIV nas cidades de Belém, Goiânia, Porto Alegre e Teresina.

Programação 2010

Translate*