dança em foco 2013

Principal plataforma para o diálogo entre vídeo e dança do país, festival exibirá retrospectiva inédita de Marie-Hélène Rebois, artista francesa que vem ao evento

O dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança chega a sua 11a edição apresentando a recente produção mundial de videodança ao público carioca, de 14 a 30 de agosto, no teatro Cacilda Becker (RJ) e na Maison de France. O festival, que este ano integra o Conexão Cacildaprojeto contemplado pela FUNARTE para ocupação deste teatro através da dança -, traz a cineasta francesa Marie-Hélène Rebois ao país para apresentar sua produção e conta também com a já tradicional MIV - Mostra Internacional de Videodança, palestras e oficina gratuita.

A MIV 2013 exibirá, de 14 a 25 de agosto, no Teatro Cacilda Becker, 100 obras selecionadas a partir das propostas de realizadores de 34 países, como Reino Unido, República Dominicana, Síria e Rússia entre outros. “Trata-se de um verdadeiro panorama da produção atual da videodança no mundo”, destaca Paulo Caldas, que faz a curadoria do festival junto com Leonel Brum e Eduardo Bonito. A principal do Brasil e uma das maiores do gênero no mundo, a mostra terá, pela primeira vez, parte de sua programação exibida no Canal Curta!, estendendo seu alcance ao amplo público da TV por assinatura. Durante todo o festival e até o dia 30 de agosto, a programação completa da MIV 2013 também ficará disponível para consulta na Mediateca da Maison de France, em parceria inédita. “Será num sistema “à la carte”, onde cada um terá a oportunidade de escolher o programa do festival que quiser assistir em um monitor de TV no local”, anuncia Regina Levy, produtora da mostra.
 
Integrando a MIV, a curadoria preparou um mostra especial com vídeos de Marie-Hélène Rebois, convidada internacional do dança em foco 2013, em parceira com o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, a Cinemateca e a Mediateca da Maison de France. Rebois apresenta e discute sua produção no campo da dança em palestra na segunda, 19 de agosto, às 19h, na Maison de France, exibindo seu filme “Ribatz, Ribatz ou le grain du temps”, com subtítulos em português. Já na quinta, dia 22, às 18h, no Teatro Cacilda Becker, Rebois fará uma masterclass sobre os processos de transmissão de obras coreográficas a partir da memória corporal dos intérpretes de dança exibidos de suas próprias produções. A cineasta tem mais de 30 filmes sobre dança na bagagem, nos quais já abordou a obra de grandes nomes da dança, como Merce Cunningham, Dominique Bagouet, Trisha Brown, La Ribot, Wim Vandekeybus, Maguy Marin, Carolyn Carlson.
 
O festival oferecerá uma oficina gratuita de prática de videodança a partir de ferramentas das novas mídias ligadas à linguagem coreográfica e cinematográfica com o realizador carioca Gustavo Gelmini, entre 21 e 24 de agosto, no Teatro no Cacilda Becker, com inscrições via email até 2 de agosto. Gelmini também oferecerá a palestra “Dança e Cinema”, no dia 24, às 16h, no mesmo local.
 
Big Dance Shorts financiará videodanças
Em 2013, o dança em foco assumiu a produção e gestão do Edital Big Dance Shorts no Brasil. O edital, idealizado pelo Big Dance – maior festival do dança de Reino Unido – está com inscrições abertas até 1º de setembro para receber propostas de videodanças feitos em colaboração entre artistas britânicos e brasileiros. Cada selecionado receberá £4.000 (libras esterlinas) para a realização do projeto. Os vídeos premiados serão exibidos em 2014 durante os festivais dança em foco e Big Dance, e também na televisão britânica Channel 4 e em emissoras brasileiras. Mais informações em www.dancaemfoco.com.brwww.bigdance.org.uk. Saiba mais.  

SERVIÇO:

dança em foco 2013
Entrada Franca

Teatro Cacilda Becker - R. do Catete, 338 - Catete – Tel.: 21 2265-9933
MIV - Mostra Internacional de Videodança 
dias 14, 15, 16, 17, 18 e 25 de agosto – de 12h às 21h
dias 21 e 23 de agosto – de 16 às 21h
dia 22 de agosto – de 16 às 18h30
Dia 24 de agosto – de 18 às 21h

Masterclass com Marie-Hélène Rebois 
22 de agosto, 5a feira, às 18h30

Dança e cinema - oficina prática de videodança
com Gustavo Gelmini 
21 a 24 de agosto, de 4a feira a sábado, das 12h às 16h
Escreva para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando inscrição com seu CV,
até 02 de agosto.
GRATUITA. Vagas limitadas.

Dança e cinema - palestra
com Gustavo Gelmini
24 de agosto, sábado, às 16h

Maison de France - Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro.
Mostra de vídeo comentada com Marie-Hélène Rebois
19 de agosto, 2a feira, às 19h.
Mediateca 
De 14 a 30 de agosto (de 3ª feira a 6ª feira), das 10h30 às 18h30.

www.dançaemfoco.com.br
@dancaemfoco
www.facebook.com/dancaemfoco1 

Assessoria de imprensa
Bia Morgado: 21 8878-1558 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.