dança em foco 2014 exibe produção contemporânea de videodança ao público carioca

De 26 de maio a 08 de junho, o festival espalha suas telas pela Maison de France, o Teatro Cacilda Becker e, pela primeira vez, o Museu de Arte do Rio

Há 12 anos na vanguarda da discussão sobre corpo e imagem, o dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, começa dia 26 de maio, levando até 08 de junho, a diversos pontos da cidade, sua programação gratuita, que conta com a MIV - Mostra Internacional de Videodança, sessões de vídeos comentadas, debates, além de palestra e oficina com a convidada internacional, Andrea Davidson.

Realizada com patrocínio da RioFilme, a 12a edição do festival abre na segunda, 26 de maio, com uma sessão especial da MIV - Mostra Internacional de Videodança, apresentando vídeos franceses no Teatro da Maison de France. Das 16h às 18h30, serão exibidos os clássicos Merce Cunningham, la danse en héritage, de Marie Hélène Rebois e Vers Mathilde, de Claire Denis. Em seguida, às 19h, integrando o Cine Maison, dois vídeos de Pierre Colibeuf, Dédale e Pavillon Noir serão apresentados e comentados pela crítica e pesquisadora Silvia Soter e por um dos diretores do festival, Eduardo Bonito.

O dança em foco segue, de terça (27) a sábado (31), ocupando, pela primeira vez, a Escola do Olhar, do MAR - Museu de Arte do Rio, com vídeos, oficina e masterclass. “Com esta série de ações, a videodança passará a frequentar este novo espaço de cultura na cidade”, destaca Regina Levy, uma das diretoras do festival. No museu, a realizadora canadense, radicada na França, Andrea Davidson, ministrará a oficina “Incorporação: comunicando sensação/sentido na videodança”, de 27 a 31 de maio, abordando as diferentes formas de olhar, sentir, enquadrar e criar ritmo com imagens de dança em processos de filmagem e edição. Os interessados em concorrer às 25 vagas disponíveis se inscreveram online entre 01 e 15 de maio. Durante o festival, Andrea Davidson, que vem pela primeira vez ao Brasil, com o apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, da Cinemateca da Maison de France e do Institut Français, também oferecerá a masterclass “Ampliando o discurso sobre a videodança: dança e novas mídias”, no dia 31 de maio, às 18h, no MAR. 

O MAR também receberá, nos dias 28, 29 e 31 de maio (4ª f, 5ª f e sábado), das 14h às 18h, sessões contínuas da programação da MIV - Mostra Internacional de Videodança. Com curadoria de Paulo Caldas e Leonel Brum, a MIV resultou da seleção de aproximadamente 200 trabalhos recebidos durante a convocatória anual. Entre os escolhidos, videodanças oriundos de 25 países, incluindo vídeos de artistas da República Dominicana, do Irã e da Eslováquia. A MIV também apresentará programas em parceria com os festivais internacionais “Agite Y Sirva” (México), “Videomovimiento” (Colômbia), “In Shadow” (Portugal), e “Fábrica de Movimentos” (China e Portugal). Dando continuidade à parceria com o dança em foco, o canal Curta! exibirá uma seleção de obras da MIV em sua programação na TV a cabo. “Queremos estender o alcance do festival, nacionalmente, a um público plural e interessado na arte e na cultura de hoje”, afirma Paulo Caldas, idealizador do projeto.

Na última semana, no Teatro Cacilda Becker, dentro da programação do projeto de Ocupação Parabólica, o festival prolonga a MIV, em sessões contínuas, de 04 a 08 de junho, das 13h às 21h30. Neste espaço, o dança em foco também promoverá dois bate-papos (Diálogos) entre artistas, pesquisadores  e produtores: Curta a videodança na TV, com Bibiana de Sá e Lis Kogan, e A videodança no ensino: a experiência dos cursos superiores, com Deise Calaça, Felipe Ribeiro, Marcus Moraes e Roberto Eizemberg, nos dias 04 e 06 de junho, às 19h, respectivamente. “Esperamos mais uma vez celebrar a evolução da videodança na cidade, com artistas, especialistas e público, provocando reflexões sobre o desenvolvimento da dança em suas relações com o audiovisual”, assinala o diretor Eduardo Bonito.

 

SERVIÇO:

dança em foco 2014

De 26 de maio a 08 de junho

Entrada Franca

Livre para todos os públicos

 

Teatro Maison de France- Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro / (21) 3974 6699 (metrô estação Cinelândia)

         MIV – Mostra Internacional de Videodança

         26 de maio, 2a feira, das 16h às 18h30.

         Mostra de vídeos comentados, integrando o CineMaison

         Com a crítica e pesquisadora Silvia Soter e o diretor do dança em foco, Eduardo Bonito

         26 de maio, 2a feira, às 19h.

         Abertura com coquetel após a mostra.

MAR – Museu de Arte do Rio - Praça Mauá, 5, Centro / (21) 3031 2741 (metrô estação Uruguaiana)

MIV - Mostra Internacional de Videodança 

Sessões contínuas, dias 28 (4a f), 29 (5a f) e 31 (sáb.) de maio, das 14h às 18h. 

Masterclass: Ampliando o discurso sobre a videodança: dança e novas mídias, com Andrea Davidson

31 de maio, sábado, das 18h às 19h30. 

As senhas para a masterclass serão distribuídas no térreo, no balcão da Escola do Olhar.

Oficina: Incorporação: comunicando sensação/sentido na videodança, com Andrea Davidson

De 27 a 30 de maio - 3ªf a 6ªf, das 14h às 18h e 31 de maio - sáb., das 13h às 17h, na Escola do Olhar/MAR.  

As inscrições foram realizadas online entre os dias 1o e 15 de maio.

Teatro Cacilda Becker - Rua do Catete, 338, galeria (21) 2265 9933 (metrô estação Largo do Machado)

MIV – Mostra Internacional de Videodança

De 04 a 08 de junho, de 4ªf a domingo, das 13h às 21h30 - Sessões contínuas, diariamente (excepcionalmente, nos dias 04 e 06, as sessões se encerrarão às 18h30, devido à realização dos programas Diálogos, e domingo até às 21h)

DIÁLOGOS

Diálogo I: Curta a videodança na TV

com Bibiana de Sá e Lis Kogan 

04 de junho, 4ª feira, das 19h às 21h. 

Diálogo II: A videodança no ensino: a experiência dos cursos superiores

com Deise Calaça, Felipe Ribeiro, Marcus Moraes e Roberto Eizemberg

06 de junho, 6ª feira, das 19h às 21h.

 

www.dancaemfoco.com.br

@dancaemfoco

www.facebook.com/dancaemfoco1

 

Assessoria de imprensa

Bia Morgado: 21 98878-1558 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.