BIG DANCE SHORTS financia videodanças feitos em parceria entre Brasil e Reino Unido

Saiu o resultado do edital Big Dance Shorts e os selecionados foram:

- THE TRY OUT, de Jessica Wright e Morgann Runacre Temple. Uma história engraçada e surreal em torno de uma banda de choro brasileira.
- MEMÓRIAS, de Bertie, Ponciana Almeida e a Cia. de Dança Guarini, todo rodado em São Paulo.
- NEITHER HERE OR THERE, de Sergio Cruz, Andre Portásio e Tamarin Stott. Um olhar para questões de pertencimento e do deslocamento entre o Reino Unido e o Brasil trabalhando com os dançarinos de balé da Junor Souza e Frenanda Oliveira.
- STREAM, de Jonzi D, Margaret Williams. Um triângulo amoroso de estilo livre para ser filmado em uma jornada pelas ruas do Rio de Janeiro, com o hip hop como batida.
- DANCING WITH GHOSTS, um filme baseado em arquivo lírico de Billy Cowie e Gabriela Alcofra, combinando trechos de filmes britânicos e brasileiros a partir de 1930, com um dançarino contemporâneo.

A produção do Big Dance entrará em contato com cada um dos ganhadores para acerto das condições de produção.

Os filmes concluídos serão transmitidos no Reino Unido no Channel 4 no Big Dance Week como parte da Random Acts e no Brasil, durante o Festival dança em foco 2014.

 

O edital Big Dance Shorts de apoio à realização de videodanças feitos em colaboração entre artistas britânicos e brasileiros foi lançado em abril, no Rio de Janeiro. A iniciativa inédita, produzida pelo Big Dance – maior festival do dança de Reino Unido – em parceria com o dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança, financiará a realização de cinco curtas metragens, de três minutos, que abordem a dança de forma criativa e independente. Cada selecionado receberá £4.000 (libras esterlinas) para a realização do projeto.

Serão priorizadas as propostas que apresentem uma colaboração artística entre profissionais da dança e do audiovisual que sejam residentes ou cidadãos nacionais do Reino Unido ou Brasil. As inscrições encerram-se no dia 01 de setembro. Os projetos premiados serão exibidos em 2014 durante os festivais dança em foco e Big Dance, e também na televisão britânica Channel 4, como parte da série ‘Random Acts”, e em emissoras brasileiras.

Segundo Eduardo Bonito, um dos diretores do festival dança em foco, “a iniciativa irá selecionar ideias inovadoras e pretende estimular a parceria entre artistas da dança e do audiovisual, além de promover as relações culturais entre o Brasil e o Reino Unido”.

O projeto é uma iniciativa do Big Dance, em parceria com o Festival dança em foco, e conta com o apoio do British Council / Transform, Channel 4, BAFTA - British Academy of Film and Television Arts, MJW PRODUCTIONS e FCD - Foundation for Community Dance.

Mais informações em www.bigdance.org.uk ou escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Veja aqui o regulamento e ficha de inscrição para participar do Big Dance Shorts

Parcerias:
BIG DANCE
dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança
FCD – Foundation for Community Dance
MJW PRODUCTIONS LTD
BAFTA – British Academy of Film and Television Arts
Channel 4
British Council
Arts Council England

Apoio:
Funarte
Ministério da Cultura