O Projeto

O dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança é um projeto de difusão, experimentação, formação e produção das diferentes possibilidades de relação entre o vídeo e a dança. Foi criado em 2003 no Rio de Janeiro como o primeiro evento brasileiro dedicado a interface vídeo e dança.

O principal eixo do festival é a MIV - Mostra Internacional de Videodança, uma importante plataformas da dança concebida para a tela, exibindo obras dos mais diversos formatos e estéticas. Já foram mais de 3000 vídeos inéditos no Brasil. A programação do festival conta ainda com performances, instalações, exposições, espetáculos multimídia, residências, oficinas, minicursos, palestras e debates.


O projeto já publicou ensaios dos mais respeitados pensadores das articulações entre a dança contemporânea e as novas tecnologias. Os quatro primeiros livros, trilíngues (português, espanhol e inglês), são referência nacional internacional para artistas e pesquisadores. Em 2012, o dança em foco publicou o livro "Ensaios Contemporâneos de Videodança", reunindo quatorze ensaios em português sobre o tema.


O festival já foi apresentado em diversas capitais brasileiras com mostras itinerantes e também em outros países como Alemanha e Espanha.


dança em foco integra a REDIV - Rede Ibero-americana de Videodança e o idill - festival internacional online de curta-metragens de dança.

Sejam bem-vindos e bem-vindas!

Paulo CALDAS, Leonel BRUM, Eduardo BONITO e Regina LEVY.
Diretores do dança em foco