Matéria / Substance

Título: Matéria / Substance
Duração: 9’45”
Ano: 2012
País de origem: Brasil
Direção: Allison Moore
Coreografia: Aline Bernardi
Formato original: HD

Sinopse:
Materia / “Substance” é um poema experimental que realiza um estudo coreográfico de gestos motivados pelas poesias de Manoel de Barros, enquanto observam-se os jogos de escala e perspectiva da paisagem, ilustrando como nosso senso de distância e proporção mudam no ambiente rural.

Ficha técnica:
Roteiro e concepção: Aline Bernardi e Alisson Moore
Direção, fotografia e edição: Allison Moore
Performance, texto e coreografia: Aline Bernardi
Gravações de som feitas por: Fernando Godoy
Edição de som: Allison Moore
Agradecimentos: Luis Bernardo Guzmin, Domingos Guimaraes e Jairo dos Santos.
Produzido durante a Residência Artística Interacciones Urbano Rural [2012] na Eco Vila Terra Una – MG

CV dos realizadores:
Allison Moore: artista, educadora e operadora cultural, residente em Montreal. Nos últimos 10 anos, ela evoluiu sua prática através da participação em residências, oficinas, exposições e festivais na Europa, Austrália, Brasil, Cuba e Canadá. Desenvolveu projetos em vídeo, animação e computação interativa no Studio XX, Oboro Novos Media Labs e a Sociedade de Artes e Tecnologia.

Aline Bernardi: artista da dança, educadora e terapeuta corporal, residente no Rio de Janeiro. Nos últimos 10 anos, sua prática artística se desenvolveu através da participação, em residências artísticas (inclusive é criadora do Entre Serras Residências Artísticas em MG), e em festivais pelo Brasil, Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina, Chile. A prática pedagógica vem sendo exercitada em workshops, escolas municipais, estaduais e federais (atualmente é professora de dança do Colégio Pedro II) e nas parcerias com Núcleos de Pesquisas. Em breve lançará o seu livro performance “Decopulagem”, que é fruto de uma investigação da relação da palavra escrita com o corpo em estado performático.

Translate*